sábado, 22 de junho de 2013

Novas Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: o que elas trazem aos alunos e professores?


Hoje, as novas gerações de crianças são inseridas cada vez mais cedo ao mundo da tecnologia dos adultos. Um exemplo, uma criança com dois anos de idade nos dias atuais, já recebe de seus pais, mesmo que inconsciente um tablet ou um smartphone para distração com joguinhos ou vídeos coloridos divertidos.
Quando esta criança chega à idade escolar, ela já possui uma noção do uso de aparelhos tecnológicos, porém a escola começa a enfrentar o desafio de criar formas de ensinar as crianças a tirar proveito desses aparelhos para a sua aprendizagem, transformando o professor num orientador e não mais único responsável pelo desenvolvimento intelectual do aluno.
Os novos professores enfrentam o desafio de incluir essas novas tecnologias em suas aulas para o desenvolvimento intelectual do aluno. A orientação de como utilizar essas novas tecnologias em busca de melhorias do ensino do discente. Para o professor de matemática, o desafio se torna maior, já que a maior parte das aulas, os alunos não estão acostumados que tudo isto, só foi possível, devido aos avanços em cálculos, geometria e lógica matemática para a criação da linguagem computacional.
Para que o professor consiga desenvolver a habilidade do uso das novas tecnologias durante as aulas, deve-se primeiro conscientizar de seu papel e instruir de forma correta o uso dos recursos tecnológicos ponderando se nas apresentações dos recursos. O aluno passa a ser orientado pelo professor com intuito de buscar a relação das aulas com o que deve ser praticado em casa, seja através de sites, jogos, brincadeiras, vídeos animados e links transformando o aprendizado de uma forma lúdica e divertida na vida do aluno.
O professor poderá, por exemplo, instruir seus alunos a organizar os dados dia-a-dia relacionando a estabelecer metas através de leituras e construção de gráfico e transpor essas informações em tabelas. Ensinar a utilizar calculadoras na resolução de exercícios. Compreender uma matriz na forma de planilha de dados para solução de eventos rotineiros e muito mais. Relacionar na lógica matemática, num sistema computacional simples.

A matemática cria um leque muito grande, o domínio tecnológico é apenas mais uma etapa que pode ser incluso na resolução dos problemas cotidianos. Compreender que tudo ao nosso redor envolve a matemática é função do professor de matemática. Para que assim, a matemática, não seja vista como uma vilã no ensino e sim como uma solução na vida dos seres.

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