sexta-feira, 14 de junho de 2013

Plano de aula sobre Números Racionais para o 6º Ano.

Público Alvo: Alunos do 6º Ano de Matemática.

Tema: Números Racionais.

Conteúdos Relevantes:
Sistema de numeração hindo-arábico.
Números Inteiros (positivo).
Multiplicadores e divisores comuns entre dois números.
Fazer a leitura dos números fracionários e decimais.

Objetivos Gerais:
Introduzir o conjunto dos números racionais a partir dos números inteiros.
Escrever e ler as representações dos números racionais em seu cotidiano.
Solucionar situações problemas que envolvam os números racionais (fração e decimais) utilizando de diferentes estratégias.

Objetivos Específicos:
Compreender os conjuntos dos números racionais.
Representar os números racionais.
Realizar as operações com os números racionais em seu dia a dia.
Converter números fracionários em números decimais e vice-versa sem problemas.
Identificar dízima periódica e números irracionais.

Metodologia:
Montar um tangram com os alunos.
Resolver problemas sobre as peças do tangram.
Resolver atividades que envolvam as operações básicas nas frações do tangram.
Resolver operações matemáticas de fração equivalente.

Procedimento:
Começar com a Lenda do Tangram. Apresentar o tangram como uma forma de representar um todo em partes.
Construir um tangram com os alunos e ensinar a fazer seu tangram.
Permitir que o aluno faça as representações em seu caderno, sendo meramente ilustrativo, já que pela história do tangram, sabemos que é possível criar mais de 1700 figuras diferenciadas sem sobreposição das peças.
Identificar a equivalência fracionária para cada peça do tangram.
Resolver exercícios matemáticos que envolvam mínimos múltiplos comuns (m.m.c.) e os máximos divisores comuns (m.d.c.) entre dois números.
Compreender a utilização do m.m.c. na resolução de soma e subtração de fração.
Resolver exercícios de multiplicação e divisão de fração.

Avaliação:
A avaliação deve ser contínua, com o acompanhamento do professor com o desenrolar das atividades de classe e com exercícios e a correção de exercícios em sala, entrega de trabalho em forma de pesquisa sobre o assunto e resolução e correção da lição de casa.
Questionários e/ou redação sobre o que foi aprendido, através de uma narração.

Formas de recuperação:

Deve ser contínua. Disponibilizando para os alunos novos exercícios estimulantes e sanando suas dúvidas sobre o assunto até sua compreensão.

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