Público Alvo: Alunos do 6º Ano de Matemática.
Tema: Números Racionais.
Conteúdos Relevantes:
Sistema
de numeração hindo-arábico.
Números
Inteiros (positivo).
Multiplicadores
e divisores comuns entre dois números.
Fazer
a leitura dos números fracionários e decimais.
Objetivos Gerais:
Introduzir
o conjunto dos números racionais a partir dos números inteiros.
Escrever
e ler as representações dos números racionais em seu cotidiano.
Solucionar
situações problemas que envolvam os números racionais (fração e decimais)
utilizando de diferentes estratégias.
Objetivos Específicos:
Compreender
os conjuntos dos números racionais.
Representar
os números racionais.
Realizar
as operações com os números racionais em seu dia a dia.
Converter
números fracionários em números decimais e vice-versa sem problemas.
Identificar
dízima periódica e números irracionais.
Metodologia:
Montar
um tangram com os alunos.
Resolver
problemas sobre as peças do tangram.
Resolver
atividades que envolvam as operações básicas nas frações do tangram.
Resolver
operações matemáticas de fração equivalente.
Procedimento:
Começar
com a Lenda do Tangram. Apresentar o tangram como uma forma de representar um
todo em partes.
Construir
um tangram com os alunos e ensinar a fazer seu tangram.
Permitir
que o aluno faça as representações em seu caderno, sendo meramente ilustrativo,
já que pela história do tangram, sabemos que é possível criar mais de 1700
figuras diferenciadas sem sobreposição das peças.
Identificar
a equivalência fracionária para cada peça do tangram.
Resolver
exercícios matemáticos que envolvam mínimos múltiplos comuns (m.m.c.) e os
máximos divisores comuns (m.d.c.) entre dois números.
Compreender
a utilização do m.m.c. na resolução de soma e subtração de fração.
Resolver
exercícios de multiplicação e divisão de fração.
Avaliação:
A
avaliação deve ser contínua, com o acompanhamento do professor com o desenrolar
das atividades de classe e com exercícios e a correção de exercícios em sala,
entrega de trabalho em forma de pesquisa sobre o assunto e resolução e correção
da lição de casa.
Questionários
e/ou redação sobre o que foi aprendido, através de uma narração.
Formas de recuperação:
Deve
ser contínua. Disponibilizando para os alunos novos exercícios estimulantes e
sanando suas dúvidas sobre o assunto até sua compreensão.
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